IGS Web - O blog de Águas Belas - PE, a voz da resistência jovem!

Notí­cias

Diocese de Floresta realiza encontro sobre a Usina Nuclear em Itacuruba, no Sertão de Pernambuco

Com o tema: “O Rio São Francisco e suas energias: impactos e desafios”, Igreja Católica, especialistas, povos tradicionais e comunidades discutiram a questão

A Diocese de Floresta, no sertão de Pernambuco, iniciou nessa terça-feira (5), a realização de um importante evento, tendo como tema central “O Rio São Francisco e suas energias: impactos e desafios”.

O objetivo do evento que conta com a presença de vários bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, é dar voz aos vários seguimentos sociais e conhecer os argumentos, contrários e favoráveis, à instalação de uma usina nuclear na região.

Para tanto, serão ouvidos vários especialistas, além de lideranças indígenas, quilombolas e outras comunidades da região que vivem da pesca e da agricultura, bem como outros seguimentos que podem ser impactados por um empreendimento desta magnitude.

A programação teve início na parte da manhã, com a realização de encontro aberto ao público, na Igreja matriz da cidade de Itacuruba, aonde se fizeram presentes os Bispos, lideranças locais e de cidades circunvizinhas, que expressaram suas preocupações e opiniões, em sua maioria, contrárias a instalação da usina nuclear na região.

Um dos momentos de maior significado foi a participação dos povos indígenas, especialmente, do Povo Pankará de Itacuruba, do Serrote dos Campos, que expressaram com as Toantes do Toré e nas falas das lideranças, seu posicionamento contrário a instalação da usina.

Lideranças do Povo Pankará cantando suas Toantes

Foto: TV Raízes notícias

Na parte da tarde, em Floresta, no Centro de Formação da Diocese, teve início a programação de palestras e debates sobre a importância do Rio São Francisco para o nordeste e para a região, os impactos de ações governamentais anteriores e as consequências de uma usina nuclear na região.

O encontro seguiu pela noite e foram retomadas as discussões nesta quarta-feira (6), com o debate sobre a realidade histórica de Itacuruba e a respeito das próximas iniciativas a serem encaminhadas, no sentido de proporcionar a conscientização sobre os riscos e consequências de tal iniciativa.

Todo o evento é promovido pela Diocese de Floresta, em conjunto com a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB.
Na Carta Encíclica Laudato Si’, de 2015, o Papa Francisco aconselha a Igreja a discutir com a sociedade os temas de interesse de nossa “Casa Comum”, como diz o texto. “Quando surgem eventuais riscos para o meio ambiente que afetam o bem comum presente e futuro, esta situação exige que as decisões sejam baseadas num confronto entre riscos e benefícios previsíveis para cada opção alternativa possível”.

O Encontro desta quarta aconteceu no Centro de Formação da Diocese de Floresta, na Avenida Manoel Alves de Carvalho, S/N e foi aberto ao público.

As informações são da TV Raízes Notícias – Publicada pelo Blog do Assis Ramalho

Página:

http://igsweb.com.br/noticia/noticias/2019/11/06/diocese-de-floresta-realiza-encontro-sobre-a-usina-nuclear-em-itacuruba-no-sertao-de-pernambuco/507.html