IGS Web - O blog de Águas Belas - PE, a voz da resistência jovem!

Saúde

Filas para receber o Auxílio Emergencial causam preocupações em Águas Belas

Saúde pública em alerta. Confira o calendário para recebimento de benefício

As filas em serviços essenciais como bancos e casas lotéricas, tem chamado a atenção em Águas Belas pela aglomeração de pessoas e a ameaça a saúde pública. Mesmo com as ações da Vigilância Sanitária do município que já interveio diversas vezes, tanto na organização de filas, como até em momentos de fechar estes locais devido a insistência das pessoas em não respeitarem as medidas de segurança que tem sido orientadas, desde a última sexta-feira (17) a situação tem se agravado.

Com o pagamento do Auxílio Emergencial, dezenas de centenas de pessoas tem superlotado ruas do centro da cidade em busca de receber o dinheiro. A situação vem se seguindo, onde não só na manhã do último dia 17, que deixou a Rua da Saudade lotada de pessoas, mas até na noite deste domingo, já era possível observar uma fila que começava a dá a volta no quarteirão, onde mais uma vez a população não tem respeitado as medidas de segurança como o distanciamento de 2metros entre cada pessoa.

 

Mesmo na tarde desta última sexta-feira (17), era possível observar a extensão das filas próximas a uma das Casas Lotéricas e ao Banco do Brasil.

Foto: Ildebrando Gutemberg

 

Segundo o blog Nubak: “o benefício, a princípio, será pago por três meses – portanto, o pagamento será feito em três parcelas mensais de R$ 600. As datas previstas de pagamento são as seguintes, segundo o governo:

Primeira parcela

Segunda parcela

– Dia 27 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março;

– Dia 28 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de abril, maio e junho;

– Dia 29 de abril: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de julho, agosto e setembro;

– Dia 30 de abril : receberão os brasileiros que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Terceira parcela

– Dia 26 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março;

– Dia 27 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de abril, maio e junho;

– Dia 28 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de julho, agosto e setembro;

– Dia 29 de maio: receberão os brasileiros que nasceram nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Vale dizer: segundo o governo, quem já recebe o Bolsa Família e passará a receber, ao invés deste, o auxílio emergencial, não terá alteração na forma como recebem o benefício”.

 

Fila em frente a uma Casa Lotérica em Ágaus Belas na noite deste domingo (19)

Foto: Ildebrando Gutemberg

 

PERIGO

Águas Belas ainda não teve nenhum caso conformado de pessoas com Covid-19, mas cidades próximas como Garanhuns já tem diversos casos, inclusive com morte confirmada. Apesar de várias medidas da Prefeitura, a circulação de pessoas em ambientes como supermercados e no Mercado Público Municipal não tem respeitado também as medidas de segurança. Neste domingo (19), teve início as barreiras sanitárias nas principais entradas de acesso a cidade, com inspeção e higienização de veículos. No entanto, há comentários que existe ainda um fluxo de passageiros vindo da região Sudeste sem o devido acompanhamento. Contudo, a Vigilância Sanitária afirma que tem acompanhado casos de pessoas que chegam a cidade.  

 

Representantes das Secretarias de Saúde e de Obras, analisam ponto para instalação de barreira sanitária em uma das entradas da cidade, na última quinta-feira

Foto: PMAB

 

Barreiras sanitárias em entradas da cidade (19/04/20)

Foto: PMAB

Página:

https://igsweb.com.br/noticia/saude/2020/04/19/filas-para-receber-o-auxilio-emergencial-causam-preocupacoes-em-guas-belas/568.html