Cultura

Águas Belas: a Igreja que vai ao encontro do povo, mesmo mantendo a distância

Publicado dia 07/04/2020 às 16h46min | Atualizado dia 01/05/2020 às 23h51min
Católicos seguem unidos na fé, em comunhão com a Igreja e cuidando da saúde dos irmãos

Em tempos de coronavírus mudanças de hábito são mais que necessárias, e as paróquias de Águas Belas tem dado exemplo e reforçado o cuidado para com a saúde de seus fiéis. Com celebrações reservadas e público reduzindo, seguindo estritamente as recomendações das entidades de saúde, a Igreja Católica tem promovido uma vivência de fé que o atual momento exige: Está unido, sem está perto.

Mas na Semana Santa, ápice das celebrações católicas, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição resolveu realizar celebrações diferentes, onde os fiéis ficaram em suas casas, enquanto os padres passavam nas ruas abençoando e orando, promovendo uma mudança na tradição. Nas missas não tem sido diferente: apenas alguns poucos leigos e o sacerdote oram por aqueles que ficaram em seus lares, e para a presença neste momento ir além do espiritual, fotos de várias pessoas são fixadas nas bancas para representar aqueles que participam assiduamente de pastorais e atividades na Igreja.

 

Foto: Ingrid Monteiro

Em mensagem publicada neste último domingo (05/04) em uma das redes sociais da Paróquia, o tom adotado é de um convite a viver uma Semana Santa diferente: “Iniciamos hoje a semana santa, e neste ano somos convidados a vive-la de modo diferente... Como cristãos nunca devemos desanimar e junto com toda Igreja viver bem estes dias santos. Hoje, em particular, vivemos este Domingo de ramos diferente, sendo cada casa uma Igreja doméstica. Foi maravilhoso ver a fé do povo de Águas Belas com seus ramos em suas portas aguardando o padre passar para a benção. Que o Senhor abençoe todas as famílias e esta semana santa”.

 

Foto: Ingrid Monteiro

A Paróquia de São Sebastião fez algo importante do ponto de vista social, onde al´me da oração, realizou uma campanha de coleta por algumas ruas da cidade, arrecadando alimentos para doar a vítimas das recentes enchentes que varreram parte do espaço rural de Águas Belas. 

 

Foto: Pascom/ Paróquia de São Sebastião

O momento sem via de dúvidas é de cautela, e para diminuir os riscos o tradicional “beijo da cruz” não será realizado, bem como o “lava pés”. Também é importante lembrar que as celebrações seguem sendo transmitidas pelas redes sociais, acesse as redes sociais através dos links a seguir: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Paróquia de São Sebastião ou nas imagens abaixo.

Programação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

 

Programação da Paróquia de São Sebastião

Fonte: Ildebrando Gutemberg