Educação

Semana da Pessoa com Deficiência é vivenciada em Águas Belas - Por Juliana Tavares

Publicado dia 22/08/2017 às 01h27min | Atualizado dia 08/09/2017 às 11h38min
"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças." (Mantoan)

           Durante esta semana de 21 à 28 de Agosto estará sendo vivenciada nacionalmente a Semana da Pessoa com Deficiência, momento este de mobilização, reflexão e luta por direitos para que se consiga oportunizar de forma igualitária uma qualidade de vida, dignidade de fato as pessoas com deficiência nos mais diversos âmbitos da sociedade.

            O Município de Águas Belas juntamente com a Secretaria de Educação, representada pela Secretária Roseane Pereira Nunes, vem desenvolvendo atividades direcionadas nas escolas, em sala de aula, com o objetivo de despertar nos alunos conceitos de igualdade, justiça e respeito frente a pessoa com deficiência. Abordar essa temática não é tão simples assim, pois embora haja tanto esclarecimento e ações ainda convivemos com o preconceito advindo de uma sociedade camuflada pela hipocrisia e mediocridade. Precisamos ter a consciência de que SOMOS TODOS DIFERENTES, independente de termos patologias e laudos clínicos. Precisamos entender que SOMOS TODOS SERES HUMANOS.

            É importante registrar que temos funcionando em nossa cidade o Centro Especial, referência de Educação Inclusiva no Município gerido de forma muito carinhosa e dedicada pela Profª. Ana Tavares, como também contamos com o trabalho da Psicóloga Drª. Mirtes que acompanha os alunos que estão inseridos no ensino regular e os alunos do Centro, onde são realizadas atividades diárias para estes últimos por profissionais que ali desenvolvem seu papel com muita dedicação. Ressaltando que no Centro Especial são atendidos alunos da zona rural e urbana, tendo assim um público diversificado e contemplado com o apoio do governo municipal e demais órgãos envolvidos. Além de um trabalho de inclusão realizado pelo Colégio Municipal Gerson de Albuquerque Maranhão que tornou-se uma referência, tendo em vista a apresentação de estudantes surdos em outros município do Agreste Meridional.

            Sendo assim é pertinente que essa reflexão não aconteça somente essa semana, e que se tenha essa discussão permanente no diálogo aberto e democrático nos espaços educacionais, como em toda a sociedade. Carecemos de fato de uma política e ações mais efetivas que viabilizem o atendimento, desenvolvimento e mobilidade da pessoa com deficiência. Faz-se necessário estar atento para as peculiaridades que norteiam essa abordagem, e assim proporcionar meios de fazê-la acontecer de fato. Entendendo que a mudança de atitude, postura se inicia num processo crítico e construtivo de formação do pensamento. Nós enquanto educadores, formadores de opinião somos os “responsáveis” por incutir em nossos alunos a ideia de que crescemos e evoluímos nas diferenças, e que o principal sentimento que devem cultivar é o Respeito pelo próximo independente da sua cor, credo, deficiência ou classe social.

Conheça mais do trabalho da Educação Inclusiva realizada no município clicando na imagem abaixo ou acessando o canal do IGS Web no YouTube.

Conheça como funciona a Educação Inclusiva em Águas Belas

Foto: Ildebrando Gutemberg

Fonte: Juliana Tavares


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br