Educação

Professora da rede municipal será homenageada na Câmara de Vereadores de Águas Belas

Publicado dia 27/02/2018 às 20h18min | Atualizado dia 20/03/2018 às 22h03min
Cerimônia realizada nesta quarta-feira (28) e será um marco para o reconhecimento da produção literária no município

Uma boa notícia marcou o mês de fevereiro, período este marcado pelos festejos de carnaval, mas que este ano, uma outra notícia chamou a atenção. Em uma bela iniciativa a Câmara de Vereadores de Águas Belas irá sediar uma justa homenagem a uma professora do quadro municipal que obteve destaque em eventos de peso, como a XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco realizada em outubro de 2017.

Valdenira Albuquerque, mais conhecida como Nira, exerce a sua função de professora atualmente no Colégio Municipal Gerson de Albuquerque Maranhão, e tem como ocupação além das salas de aula, a escrita, com destaque a suas poesias. Apesar de escrever a vários anos, aos poucos este seu outro dom tem sido reconhecido, em um primeiro momento fora das fronteiras municipais, e agora, em sua própria cidade.

Recentemente, o vereador Nitalmo do Sindicato em uma ação muito importante de valorização não só do da autora, mas de toda a classe intelectual, uma vez que são raros reconhecimentos desta forma, apresentou e conseguiu aprovação unânime de uma moção de aplauso pelo lançamento do livro “Chuva Literária”, o qual Valdenira participa com um dos seus poemas. O referido livro conta ainda com vários poetas nordestinos e por sua vez foi lançado na já citada XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco no último dia 06 de outubro de 2017.

O Jornal Cidade e o blog IGS Web estiveram acompanhando a autora no seu primeiro evento internacional, onde foi destaque na edição de outubro do Jornal e no canal do YouTube do IGS.

A honraria de reconhecimento será entregue em uma cerimônia na Câmara de Vereadores na próxima quarta-feira, dia 28/02 as 19horas, e a entrada será gratuita, onde toda a população está convidada.

Falamos com o vereador Nitalmo do Sindicato para saber o que seria a moção de aplauso e o porquê da escolha, onde ele afirmou: “A moção de aplauso é uma homenagem que a Câmara realiza em uma reunião especial, em que determinada pessoa que fez um grande feito pela comunidade, elevando o nome da cidade, com papel de destaque em campos diversos, é homenageado. E Valdenira foi e é uma professora que foi além da sala de aula, levando o nome de Águas Belas de forma positiva a outros espaços, assim como você Ildebrando, já o fez em outros eventos internacionais”.

Nira Albuquerque falou sobre o seu sentimento em ser homenageada: “É um sentimento de gratidão pelo reconhecimento, não sei se pela primeira vez, um filho de Águas Belas será reconhecido em um campo tão difícil como a literatura. Mas o sentimento é de gratidão, é emocionante o fruto do seu trabalho ser reconhecido de forma pública, formal e solene”.

 

Confira a entrevista realizada com a professora no dia do lançamento de seu livro no Centro na XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, clicando na imagem abaixo:

Fonte: Canal do IGS Web no YouTube

Fonte: Ildebrando Gutemberg


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br