Educação

Programas e projetos movimentam semana na educação da Rede Municipal de Águas Belas

Publicado dia 14/04/2018 às 10h08min
Durante esta semana, a Gestão do prefeito Luiz Aroldo comemorou a adesão em um importante programa, e deu continuidade a projetos de intercâmbio cultural que tem sido uma característica no município.

Programa Novo Mais Educação

Segundo informações de páginas oficiais da Prefeitura, a partir desta semana, o Governo fez adesão "Programa Novo Mais Educação" em Águas Belas, beneficiando até agora 13 escolas municipais (com 1700 estudantes da rede municipal de ensino contemplados). Nos últimos dias 12 e 13/4 foram iniciadas as primeiras formações e a entrega de material para os Mediadores de Língua Portuguesa e Matemática, assim como para os Facilitadores. Nas formações, são realizadas oficinas de leitura, futebol, música, dança, horta e jardinajem, brinquedoteca e jogos, cine club e outras.
"Com o 'Programa Novo Mais Educação' nas escolas, passamos a atender em forma integral, pois os estudantes precisam ir no contra turno para receberem as oficinas do programa”, diz a coordenadora municipal Fábia Jaciana. ‘Também houve entrega de camisas para eles", completa o Articulador do Núcleo, Pedro Henrique.

 

Projeto de intercâmbio

 

A Escola Municipal José Bezerra (Campo Grande) realizou nesta sexta-feira (13) diversas ações, antecipando a semana dedicada aos povos indígenas. Professores e gestão escolar, promoveram uma experiência diferente a estudantes do 8° ano da Escola, proporcionando uma visita na aldeia da tribo Fulni-ô, onde na ocasiou, a delegação conheceu o laboratório de ervas medicinais REZADEIRA ALZIRA VERÍSSIMO.

Estudantes visitando o laboratório

Foto: Secretaria Municipal de Educação

No espaço, o índio Xicê Suya, apresentou plantas nativas da região que servem como ervas medicinais, utilizadas para cura de várias doenças na cultura indígena. Em seguida, a expedição continuou na Escola Bilíngue, onde aconteceu uma palestra com a professora Marilena, que contou sobre a formação do seu povo, na mesma ocasião, a palestrante junto com outros dois índios: Vicente e Luizinha, tiveram uma conversa na língua Yathê.

Encerrando a visita, os professores e estudantes foram até a Escola Marechal Rondon, onde foram recebidos pelo pajé Edmar, que fez uma fala sobre a aldeia e o povo Fulni-ô, além de apresentar ações que realiza junto a seu povo, as lutas e resistência que enfrentaram para conseguir manter a cultura Fulni-ô viva até hoje.

O Governo de Todos, juntamente com a gestão da Escola Municipal José Bezerra, agradecem a toda receptividade do povo Fulni-ô, com destaque a Iglesio Thyrry, e principalmente, ao pajé Edmar, por ter recebidos com muita atenção e carinho. Esse foi mais um, dos vários projetos intercâmbio cultural promovidos e apoiados pela Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Águas Belas


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br