Educação

Jovem de Águas Belas é o mais novo professor da Universidade Federal de Goiás

Publicado dia 19/10/2019 às 00h39min | Atualizado dia 11/11/2019 às 23h01min
Com grande currículo e uma história de perseverança e superação, águas-belense é um dos grandes destaques nacionais em seu ramo de pesquisa

Nesta sexta-feira (18) tomou posse o mais novo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jadson Diogo Pereira Bezerra, e irá trabalhar no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG, em Goiânia. Águas-belense de 32 anos, Jadson é um exemplo na vida acadêmica, sendo um dos grandes destaques em seu ramo de estudo no país, possuindo um currículo invejável.

Possui graduação em Ciências Biologicas com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Doutor em Biologia de Fungos pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos - UFPE (conceito 4 CAPES). Recentemente desenvolveu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Departamento de Micologia da UFPE com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES - PNPD/CAPES. Desenvolve atividades de pesquisa na Coleção de Culturas Micoteca URM e Laboratório de Micologia Ambiental do Departamento de Micologia, Centro de Biociências da UFPE. Como parte do seu doutoramento, desenvolveu atividades no CBS-KNAW Fungal Biodiversity Centre, Utrehct (Holanda) com bolsa do CNPq (SWE 2015-2016). Tem experiência nas áreas de Micologia, Biotecnologia e Microbiologia, com ênfase em Taxonomia e Ecologia de Fungos e Biotecnologia utilizando fungos. Atua principalmente nos seguintes temas: isolamento, identificação, preservação, caracterização de culturas de fungos quanto a produção de metabólitos de interesse econômico (enzimas, antimicrobianos, dentre outros) e ecologia de fungos endofíticos de plantas da Caatinga.

Outras atividades endossam o currículo do professor: “Projeto de Extensão - Popularização das Ciências Biológicas (Educação com Professores e Estudantes de Escolas Públicas e Privadas do Recife), Educação Ambiental (Instituto Educacional Santa Cecília - Águas Belas/PE), Atividades Religiosas com jovens e crianças (Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Águas Belas/PE, Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Recife/PE e Arquidiocese de Olinda e Recife - Recife/PE). Participa como membro de projetos de pesquisa com apoio financeiro da CAPES, CNPq, FINEP e FACEPE, e de extensão universitária (UFPE)” (Currículo Lattes).

Jadson Bezerra tomou posse nesta sexta (18)

Foto: Arquivo pessoal

De origem humilde, de uma pequena cidade do interior do agreste pernambucano, Jadson é sem via de dúvidas um grande exemplo de esforço e perseverança, seu empenho o levaram a este momento. Como também, sua trajetória, faz refletir aquilo que pensadores como Paulo Freire apontam quando se referem a educação, onde esta é capaz de mudar as pessoas, e por consequência, mudar o mundo. Em suas pesquisas, Jadson já estudou a temida Cochonilha do Carmim, inseto praga que devastou plantações de palma do Nordeste, causando grande impacto na economia da região, principalmente no semiárido. Seus estudos auxiliaram no entendimento e combate a este problema.

O IGS Web parabeniza este grande professor por sua conquista e toda sua história de luta que serve de espelho para tantos outros jovens de sua querida cidade: Águas Belas.   

 

Fotos: Arquivo pessoal

Fonte: Ildebrando Gutemberg


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br