Educação

Professoras águas-belenses brilham em encontro de escritores de Alagoas

Publicado dia 23/10/2019 às 02h11min | Atualizado dia 11/11/2019 às 23h01min
Encontro reuniu autores de toda região, e marcou agenda cultural do último fim de semana

No último sábado (19/10), aconteceu a III Antologia de Escritores Santanenses e Convidados, onde ocorreu o lançamento do livro “O Despertar Literário no Sertão de Alagoas”, na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema - AL. Participaram deste evento também como autoras, duas professoras de Águas Belas: Cida Quelé e Valdemira Albuquerque, ambas já conhecidas por participações em outras obras.

Segundo Cida: Foi um evento de encontros e reencontros de co-autores, que tiveram espaço e voz para fazer a divulgação de suas produções, suas ideias, suas expectativas no mundo da leitura e escrita. Esta foi a quinta antologia da qual participei, desta vez com o conto ‘Alguma coisa acontece no meu coração’, que fala sobre o amor, vencendo barreiras geográficas, entre jovens estudantes”.

O evento é mais um, de uma série de momentos que cidades do interior de Alagoas tem realizado, servindo como exemplo de valorização da cultura e literatura da região. “São eventos que vêm ocorrendo em diversas cidades nordestinas como bem lembrou um dos co-autores em sua fala: ‘A cultura e artes literárias do sertão nordestino estão ocupando seus espaços’ e isso muito nos alegra, pois nesses eventos temos a participação desde crianças/adolescentes até pessoas que já viveram mais de 70 anos e em todos os rostinhos e expressões ficam evidentes o amor pela leitura e a dedicação à escrita”, pontuou a professora Cida Quelé.

Cida falou sobre a importância da arte está "ocupando seu lugar", promovendo a cultura

Foto: Arquivo pessoal/ Cida Quelé

Valdemira, presidente da Associação Águas-belense de Letras (AABL), poetiza e autora de outras obras, participou juntamente com mais 02 membros da AABL: José Luciano da Silva e Simone Araújo.

“O evento foi de extrema importância para AABL, um momento riquíssimo para a literatura no Nordeste que vem crescendo silenciosamente e já começa dar sinais e mostrar frutos, pois, tem aumentado o número de pessoas que escrevem e as mesmas estão começando registrar seus escritos através das publicações nas Antologias resgatando, valorizando e fortalecendo a cultura nos municípios e na região como um todo”, destacou a presidente da AABL.

Valdemira em seu discurso no III Antologia de Escritores Santanenses e Convidados

Foto: Arquivo pessoal/Valdemira Albuquerque

Fonte: Ildebrando Gutemberg


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br