Educação

A incrível missão de incentivar a leitura - Por Cida Quelé

Publicado dia 29/10/2019 às 22h47min | Atualizado dia 04/11/2019 às 22h04min
Qual o papel do livro atualmente entre os jovens da nossa cidade? O que pensam eles sobre a leitura? E como nós, professores e pais estamos educando os nossos jovens no fantástico mundo da leitura?

No Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, recebo a incumbência deste site para falar sobre livros e leitura e o que me vem à mente são alguns questionamentos, os quais ouso compartilhar com vocês, leitores: Qual o papel do livro atualmente entre os jovens da nossa cidade? O que pensam eles sobre a leitura? E como nós, professores e pais estamos educando os nossos jovens no fantástico mundo da leitura?
São questões simples que levanto para que todos nós façamos uma reflexão sobre o nosso papel e sobre a importância da leitura no desenvolvimento dos nossos jovens.
O livro traz um leque de oportunidades para os que sabem apreciá-lo: conhecimento, diversão, fantasia, sonho, novos mundos e novas formas de ver o mundo e a realidade ou novas realidades a serem vistas. Por isso é tão importante que a leitura seja incentivada desde a infância: dê livros de presente às crianças e leia para elas. E mesmo tendo plena consciência do quanto é caro livro no Brasil, isso jamais poderia ser usado como desculpa para que nós não façamos a nossa parte como incentivadores e formadores de leitores em nossa cidade.
Torne-se sócio das bibliotecas de nossa cidade, compre livros usados, peça emprestado aos amigos, doe os seus livros já lidos, enfim, semei entre as pessoas com as quais convive, o gosto pela leitura. Leia mais. Leia os clássicos da Literatura, mas também valorize os autores locais.

 

Cida Quelé - professora exercendo a função de Coordenadora da Biblioteca Prof. Oriel Ramos Wanderley, da EJRC; leitora que teve alguns contos publicados em antologias.

Fonte: Cida Quelé


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br