Educação

Academia Águas-belense de Letras - AABL lança seu primeiro livro e realiza grande evento

Publicado dia 02/01/2020 às 16h35min | Atualizado dia 02/01/2020 às 19h57min
Momento contou com a presença de escritores de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, mostrando credibilidade da instituição e ressaltando o nome do município na região.

No último sábado (28/12/2019), a Academia Águas-belense de Letras - AABL realizou mais um grande evento, desta vez, encerrando o ano em que foi criada, lançou a primeira Antologia de Escritores Águas-belenses e Convidados. O livro que possui um título forte e reflete bem a mensagem que a AABL tem exercido: “O Poder das Palavras”, é o primeiro organizado pela instituição que já mostrou que veio para realizar grandes contribuições para a educação e cultura local.

 
Um dos pontos que chama atenção no livro, além de seu caráter inovador para o cenário local, é a diversidade dos autores que compuseram a obra, onde um grupo heterogêneo e plural, com escritores de 11 anos de idade á 83 anos, mostra a natureza da diversidade dos escritos. A obra dialoga bem entre si, com diferentes estilos, mostrando a grandeza da produção literária da região, com a participação de pessoas de vários municípios, incluindo três estados: Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
 
Público prestigiou o evento na noite do último sábado(28/12) de 2019
 
Foto: Jefferson Oliveira
Foto: Jefferson Oliveira
 
Águas Belas é agora, um dos poucos municípios do interior pernambucano a possuir uma Academia de Letras, sendo a segunda entre as 20 cidades do Agreste Meridional, onde apenas Garanhuns possuia até então.
 
O evento de lançamento do livro denominado de I Encontro de Escritores Águas-belenses e Convidados, contou com uma palestra com o tema: "O Poder das Palavras", do escritor e jornalista Tinho Santana, que além de diversas publicações em antologias, é presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes - ACLAS, imortal fundador da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano - ALAS e membro benemérito da AABL. Além da presença de diversas lideranças do município e do deputado, filho de Águas Belas, Doriel Barros, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - ALEPE, ligado a Educação do Campo no estado desde quando esteve a frente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco - FETAPE, e desenvolveu ações na área pela instituição.
Atualmente, a AABL conta com 09 membros titulares
 
Foto: Jefferson Oliveira
 
Escrevendo a história:
A Academia Águas-belense de Letras - AABL, foi fundada no dia 15/03/2019, contando com 10 membros. Em 01/06/2019 aconteceu a posse formal na Câmara Municipal de Vereadores, momento em que foi anunciado o concurso e lançamento do site para a 1ª Antologia Poética que resultou no livro recentemente lançado. Ainda durante 2019, a Academia realizou diversas reuniões internas e uma palestra, sendo esta última alusiva à Independência do Brasil, no dia 05/09/2019. Houve ainda a participação da AABL em diversos eventos ligados a cultura, história e arte do município.
 
Livro está sendo vendido pela Academia e ajudará o custeio da instituição
 
Foto: Jefferson Oliveira
 
Para adiquirir o Livro O Poder  das Palavras:
Quem quiser adquirir um exemplar do livro lançado, I Antologia de Escritores Ágausbelenses e Convidados O Poder das Palavras, deve procurar a presidente da Academia, Valdemira de Albuquerque, através do telefone: (87) 9 9929-5882.
 
O IGS Web tem a honra de parabenizar a Academia Águas-belense de Letras por ousar em escrever uma nova história no município, valorizando talentos e construindo pontes para um futuro promissor inexoravelmente ligado a uma terra rica em cultura e talentos.
 
 
Padrinhos e madrinhas que auxiliaram na construção do I Encontro de Escritores Águas-belenses e Convidados
 
Da esquerda para a direita: Valdemira Albuquerque, presidenta da AABL; Ildebrando Gutemberg, Diretor do IGS Web; e Tinho Santana, palestante e presidente da ACLAS.
 
Deputado Doriel Barros e sua familia recebendo um exemplar autografado por Ildebrando Gutemberg da Antologia O Poder das Palavras 
 
Fotos: Jefferson Oliveira

 

Fonte: Ildebrando Gutemberg