Notí­cias

Assentamento de Águas Belas recebe o 2º Módulo do Curso Político-Sindical da Fetape

Publicado dia 04/10/2017 às 12h09min | Atualizado dia 16/10/2017 às 03h07min
A ideia é possibilitar a identificação da realidade local e a compreensão sobre como se deu o acesso à terra e como os assentados estão organizados, a partir de suas experiências de associativismo e cooperativismo.

Começa nesta quinta-feira (5) e vai até sábado, no Assentamento Cristo Rei, em Águas Belas, o segundo módulo do 1º Curso de Formação Político-Sindical para Diretores e Diretoras de Políticas Agrária, Agrícola e Meio Ambiente dos Sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

O encontro tem o objetivo de fortalecer os/as dirigentes dessas pastas no Movimento Sindical Rural (MSTTR), possibilitando a abordagem de temáticas estruturantes para o exercício de suas atividades, com um olhar a partir do local (assentamento) onde a conquista da terra se efetiva e onde os trabalhadores e trabalhadoras rurais se organizam para a luta em busca de outras conquistas, que podem assegurar qualidade de vida para as suas famílias.

Nesse segundo módulo, serão trabalhados o acesso a terra e os instrumentos legais dessa conquista; instrumentos legais de renegociação; Programa Garantia Safra; agroecologia e convivência com o Semiárido.

A programação prevê vários momentos de troca de saberes, e está organizada de forma a garantir uma interação dos participantes do curso com a comunidade do Assentamento Cristo Rei. A ideia é possibilitar a identificação da realidade local e a compreensão sobre como se deu o acesso à terra e como os assentados estão organizados, a partir de suas experiências de associativismo e cooperativismo.

Estão previstas, ainda, visitas de campo à agroindústria local, para que os participantes conheçam a experiência de cooperativismo com a produção de leite; e à Feira Agroecológica, Gastronômica e Cultural de Águas Belas. A realidade do município permitirá, também, que essas lideranças compreendam como ocorre a ação do Sindicato, como se dão os apoios institucionais e como o poder público local, que é ligado aos trabalhadores e trabalhadoras, está potencializando essas iniciativas.

O curso, que é realizado pela Fetape, por meio das Diretorias de Política Agrária, Agrícola, Meio Ambiente e Organização e Formação, teve o primeiro módulo em agosto, no Assentamento Mandacaru, em Petrolina. A proposta é que o terceiro e último módulo ocorra na Zona da Mata.

(Foto do 1° módulo)

Fonte: Fetape


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br