Notí­cias

Incêndio de grande proporção atinge Serra do Comunaty em Águas Belas

Publicado dia 11/12/2019 às 20h36min | Atualizado dia 23/01/2020 às 18h50min
Período é marcado por multiplicação de incêndios que resultam de práticas ilegais e até criminosas. Corpo de Bombeiros foi até o local

Na manhã desta quarta-feira (11), a população de Águas Belas assistiu perplexa a mais uma cena de devastação naquela que é a única fonte, até o momento, dos escassos recursos hídricos que abastassem a cidade. A Serra do Comunaty é reconhecida por ser parte imponente da reserva indígena do povo Fulni-ô.

Contudo, as práticas de agricultura e pecuária que são realizadas nela através do controverso sistema de arrendamento, tem provocado danos devastadores. Da cidade, era possível perceber grande coluna de fumaça que se erguia nas elevações do Comunaty, entre labaredas que mesmo a luz do dia, eram perceptíveis.

Ao chegar as informações a redação do IGS Web através de correspondentes de Águas Belas, acionamos o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, os Dragões do Agreste de Garanhuns, onde prontamente, deslocaram uma equipe para reconhecimento e combate ao incêndio no local.

As chamas se extinguiram no fim de tarde de hoje, onde os bombeiros não constataram mais focos. A Instituição firmou um acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Águas Belas para que esta fique monitorando, caso apareça novos focos, comunicar para combate imediato.  

 

Casos recentes

Além de Águas Belas, outros municípios pernambucanos sofrem com os incêndios, seja criminosos ou de forma acidental. E, recentemente em Floresta (PE), as chamas consumiram mais de 2.700 hectares de terra entre os dias 04 e 10/11/2019. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início possivelmente a partir de uma “coivara”. O acontecido devastou diversas propriedades, ocasionando danos a economia e a saúde das pessoas, onde a fumaça afetou a população da cidade.

Mais de 2.700 hectares foram consumidas pelo fogo em Floresta no sertão do estado.

Imagem: Corpo de Bombeiros de Pernambuco

 

Em Águas Belas

No município as queimadas acontecem em diversos lugares, mas os espaços conhecidos como: Serra do Comunaty e Serra das Antas são as regiões mais impactadas. É assim todos os anos, principalmente neste período, onde persistem técnicas de “preparo da terra”, denominadas de “coivaras”, que vez por outra, fogem ao controle dos arrendatários, promovendo grandes incêndios na região. E assim, segue a destruição do patrimônio natural do município.

Serra do Comunaty na manhã desta quarta-feira (11/12)

Foto: Juliana Barros

Fonte: Ildebrando Gutemberg


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br