Notí­cias

O que é o Coronavírus? Qual a situação no país? Em Pernambuco?

Publicado dia 17/03/2020 às 13h02min | Atualizado dia 17/03/2020 às 15h39min
Informações verdadeiras são a melhor arma neste momento para prevenção e combate a este surto. Confira aqui algumas:

O que é o Coronavírus

Segundo o Ministério da Saúde: “Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1”.

 

No Brasil

Até agora, foram diagnosticados pelo Ministério da Saúde 234 casos de pessoas contaminadas pelo Sars – Cov 2 (Coronavírus), segundo o site El País, e há outros 2.064 casos suspeitos aguardando resultados de exames. Ao mesmo tempo que a primeira morte causada pela doença foi confirmada no estado de São Paulo, que até o momento tem registrado o maior número de casos.

 

No Estado

Em Pernambuco, em 24 horas, o número de pessoas com o vírus passou de 08 para 18, segundo matéria estampada no jornal Folha de Pernambuco. Que também destacava que o Governo do Estado e Prefeituras anunciavam novas medidas. Entre estas maior rigor em relação a fluxo de pessoas e suspensão de atividades e fechamento de espaços coletivos.  

 

Prevenção

Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença, como: evitar o contato com pessoas (principal forma de contágio); manter os ambientes ventilados; lavar as mãos com água e sabão com frequência ou usar álcool em gel; evitar aglomerações de pessoas; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz, cobrir com um lenço descartável ou antebraço.

 

Fake News

Devido ao grau de pânico coletivo com o qual tem sido tocado o tom de debate sobre a atual pandemia, o Ministério da Saúde tomou uma importante medida na questão de informação, deixando uma página direcionada só para desmentir algumas Fake News que circulam na internet. Estas notícias falsas tem um caráter prejudicial neste momento, e podem provocar grande problema além daquilo que já existe o que torna a situação ainda mais grave. Acesse este link para ter acesso a página https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus

 

Raio X do coronavírus

Imagem: G1/Globo

Fonte: Ildebrando Gutemberg

ÚLTIMAS Notícias



Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br