Notí­cias

Águas Belas: Professora Cida Quelé concorre ao prêmio Strix de Literatura

Publicado dia 11/04/2020 às 21h14min | Atualizado dia 26/05/2020 às 23h16min
Prêmio reúne autores de todo o país e pode consagrar ainda mais produção literária do município

A Andross Editora, há 15 anos lançando livros com produções de autores de todas as partes do Brasil, criou há 6 anos o Prêmio STRIX, que é dado aos textos mais relevantes publicados pela editora a cada ano, durante o evento denominado LEP (Livros em Pauta), que ocorre sempre na primeira quinzena de outubro.

Durante o evento do LEP, livros de autores solos e os livros de coletâneas de contos, de coletânea de poemas e de coletânea de contos e crônicas são lançados e autores são premiados com o STRIX pelos textos mais relevantes lançados nas coletâneas do ano anterior, numa grande festa com música ao vivo, apresentações artísticas e exposições e vendas de livros e objetos de arte.

Na noite da última sexta-feira, 10/04/2020, Edson Rossato, editor chefe da Andross Editora, anunciou no Instagran desta editora o nome dos cinco finalistas de cada coletânea lançada em outubro de 2019, que estão concorrendo ao Prêmio STRIX no próximo LEP (com data a definir por conta da atual pandemia). E entre os finalistas está a professora Cida Quelé, que participou do livro Ontem, Hoje, Amanhã Talvez – Contos de Amor, com o conto “Um porto seguro”.

Cida Quelé nos falou um pouco mais sobre este prêmio, de uma editora situada na capital paulista, ao qual está concorrendo:

“Ser indicada ao Prêmio STRIX já é uma grande vitória para quem teve a coragem de expor os seus escritos em publicações apenas em 2018, e estar entre os cinco finalistas já considero a vitória maior em minha vida dedicada à escrita. É um prêmio concorrido e desejado por todos os que participam das publicações da Andross Editora”.

Continuou: “Este conto tem um significado especial para mim, pois foi escrito em um momento difícil da minha vida, retratando a coragem que havia naquela personagem e a esperança que trazia a história em si”.

 

Professora Cida Quele no lançamento do livro "O Poder das Palavras" da Academia Águas-belense de Letras - AABL, livro do qual também é coautora.

Foto: Jefferson Oliveira

 

O Prêmio STRIX ocorre da seguinte forma: todos os participantes de cada coletânea têm que ler todos os contos de sua coletânea e atribuir notas aos dez contos que considerar mais relevantes, levando em conta diversos aspectos. Os dez mais votados são anunciados no Instagran da editora e passam para a segunda fase, na qual toda a equipe de editores e organizadores das coletâneas escolhem os cinco textos mais relevantes de cada livro, que serão os finalistas e só saberão o resultado durante uma cerimônia no LEP, com direito a tapete vermelho e tudo.

“Sinto-me feliz por fazer parte dos finalistas e agradeço a todos os meus amigos e familiares que sempre me apoiam, especialmente aos que compraram o livro na época de seu lançamento. Preparem-se que este ano estou participando de quatro coletâneas e meu filho Rafael Emílio está participando de uma, além de estar preparando o seu livro solo de poemas”, afirmou Cida. “Gostaria de incentivar todos que gostam de escrever a enviarem seus textos para as coletâneas que estão sendo organizadas pela Andross Editora, em cujo site vocês encontram detalhes sobre elas. Participem!”

“E finalizo, agradecendo ao IGS Web pelo apoio e divulgação constante de ações que incentivam a cultura do nosso município e da nossa região. Um espaço que nunca deverá deixar de existir.”

 

Fonte: IGS Web


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br