Notí­cias

Atentado a Escola na Aldeia Fulni-ô em Águas Belas: Atearam fogo na Escola Marechal Rondon

Publicado dia 10/08/2020 às 21h59min | Atualizado dia 10/08/2020 às 22h11min
Ataque realizado na madrugada, ocorreu com pichação de paredes com palavrões e promovendo destruição, acompanhe:

Um fato ocorrido na madrugada da última quinta-feira (06/08) chocou a comunidade indígena do povo Fulni-ô, onde a Escola Marechal Rondon que fica exatamente no centro da Aldeia, foi alvo de um ataque, onde além de pichações, houve a tentativa de incendiar o local, tendo sido ateado fogo em uma sala com diversos livros e materiais inflamáveis.

 

Segundo relatos, vizinhos da Escola viram a fumaça e imediatamente, ligaram para funcionários, onde conseguiram controlar o fogo. O incêndio provocou várias perdas, principalmente relacionadas a fichas individuais e documentações de estudantes, segundo um professor da Instituição.

 

O fato foi um grave ataque nunca antes registrado na comunidade, e que tem levantado polêmicas, exatamente em um momento muito complexo de acirramento político interno.

 

A polícia Civil foi acionada para investigar o fato. A Escola desenvolve um trabalho singular, sendo um símbolo de conquistas de direitos do povo indígena, com práticas pedagógicas singulares adaptadas a comunidade.  

Veja algumas fotos (clicando em qualquer uma delas, você pode acessar o vídeo gravado por pessoas que estiveram no local na hora do ocorrido): 

 

 

 

 

 

Fonte: Ildebrando Gutemberg