Polí­tica

Adutora do Agreste: Polêmica reacende debate sobre a obra entre Águas Belas e Iatí

Publicado dia 04/10/2019 às 02h13min
Estima-se que só este ramal da Adutora, irá beneficiar mais de 220 mil pessoas da região

Na tarde da última quarta-feira (02/10), aconteceu no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, sede da COMPESA no Recife uma reunião, que contou com a presença da presidenta da Companhia, Manuela Coutinho, os prefeitos: Luiz Aroldo (Águas Belas), Tonho de Lula (Iatí), e Àlvaro Marques (Tacaimbó), articulada pelo deputado Estadual Doriel Barros. Entre os assuntos da pauta, estava o ramal da Adutora do Agreste que irá beneficiar as cidades de Águas Belas e Iatí, respectivamente. Como retorno, os presentes obtiveram uma resposta positiva: segue o plano original que visa abastecer as sedes dos dois municípios, bem como, distritos e espaço rural pelo percurso.

No entanto, nas redes sociais, aconteceu um verdadeiro fluxo de informação, onde diferentes atores se posicionaram criando um grande alarde, dividindo-se entre diversos comentários. Entre estes, que o curso natural da obra, seria alterado, deixando de passar pela cidade.

O assunto ganhou tanto corpo, e a Situação se viu cercada de fogo incessante da Oposição, que na tarde desta quinta-feira (03), o próprio prefeito de Águas Belas, lançou uma nota e um vídeo reafirmando a continuação da obra e seu trajeto original.

Veja a seguir a nota completa:   

Após comentários de mudança de curso, prefeito de Águas Belas reafirma que obra segue plano de abastecimento da cidade

Imagem: Facebook

A polêmica referente a obra, também está inserida em questões políticas históricas do município, envolvendo desde atritos entre índios e não índios, até a questão político partidária regional. Além de ser, sem via de dúvidas (o que para várias cidades seria o normal) o grande sonho da população destes municípios; ter água em suas torneiras. Com as recentes liberações de recursos do Governo Federal, com o aceleramento da obra por parte do Governo do Estado, e com a pressão realizados por atores políticos de alto escalão e de grande influência da região, esse sonho tem se tornado cada vez mais próximo, o que também aumenta a agonia e alimenta as polêmicas. Ao todo, estima-se que só este ramal da Adutora, irá beneficiar mais de 220 mil pessoas.   

Mapa da Adutora do Agreste

Fonte: Jornal do Commercio e Blog do Alberico Cassiano

Fonte: Ildebrando Gutemberg


Fale Conosco

Rua da Esperança 18, Ipanema Águas Belas - PE
(87) 9961-38039 | (87) 9816-45063 |
contato@igsweb.com.br