IGS Web - O blog de Águas Belas - PE, a voz da resistência jovem!

Cultura

Festa de São Sebastião tem grande participação sendo uma das maiores festas dos últimos anos

Encerrou neste domingo (23) um dos mais tradicionais festejos do município

Quem participou ou pelo menos passou observando alguma das noites 10 noites da festa em honra a São Sebastião no bairro e na paróquia que leva o mesmo nome, notou que houve uma participação em massa da população, resgatando uma tradição antiga no município, onde a festa do mártir era um dos grandes eventos do ano.

 

Este ano alguns fatores contribuíram para que o evento fosse um sucesso: primeiro a organização da paróquia, bem como, a participação das comunidades, o que aparenta uma boa gestão do padre Alaércio à frente da igreja naquele local; depois o formato, celebrações bem organizadas, com a participação de celebrantes de outras paróquias; e por último a estrutura para além do religioso, onde o lado cultural tem sido explorado com a apresentação de artistas em todas as noites, o que movimentou muito bem os diferentes públicos.

 

Neste domingo, encerrando a festa, houve a tradicional procissão que percorreu diferentes pontos da cidade, além da celebração solene. Além de várias comunidades, destacou-se a presença de algumas autoridades, como vereadores do município, o deputado Doriel Barros e o prefeito Luiz Aroldo.

 

 

A história

Em 1918 houve cólera morbo que teve mortalidade em Águas Belas e região, a partir disso houve uma promessa a São Sebastião para que aplacasse a ira dessa doença. Ao fim da década de 1940 começaram os trabalhos da construção da capela. Em 1952 ela foi dedicada por Dom Juvêncio Brito, tendo como vigário o Padre Nelson de Barros Carvalho. A partir de 20 de janeiro de 2016, houve a ereção canônica da atual Paróquia de São Sebastião das Águas Belas.

Igreja Matriz de São Sebastião, Águas Belas meados da década de 1960. À esquerda a Rua Leão Coroado.

Foto: Arquivo Público Municipal de Águas Belas - APMAB

 

Procissão na Avenida Cel. Alfredo Duarte (Rua Nova)

 

Momento da apresentação cultural na noite da penúltima noite (22), onde houve a apresentação de Valmiro Forró Fênix

 

O Pároco, Padre Alaércio, fazedno seu agradecimento

 

Momento em que a procissão passou em frente a capela centenária da Aldeia indígena do povo Fulni-ô

 

Celebração de encerramento

Fotos: Ildebrando Gutemberg

 

Página:

https://igsweb.com.br/noticia/cultura/2022/01/24/festa-de-sao-sebastiao-tem-grande-participacao-sendo-uma-das-maiores-festas-dos-ultimos-anos/789.html