IGS Web - O blog de Águas Belas - PE, a voz da resistência jovem!

Educação

Alunos de Águas Belas são destaque em antologia poética de Juazeiro do Norte – CE

Professor e aluno foram indicados para compor a Academia de Letras e Literatura de Cordel da cidade cearense

Ainda colhendo os frutos de 2021, na primeira matéria publicada no Blog este ano, trazemos uma conquista de estudantes do espaço rural e um professor da rede municipal. Um projeto iniciado em sala de aula colheu grandes frutos, sendo destaque para além do estado de Pernambuco, alunos e alunas: Vilma Valentim (Pov. Garcia), Jaciane Santos (Sítio Areia do Brito), Maria Aparecida (Sítio Areias – Itaíba – PE), Manoela Timótio, Nayara Souza, Joalison Vieira e Tafael do espaço urbano, com o apoio do professor Alexandre Melo, conseguiram realizar duas publicações em livros de literatura de cordel, organizado pela Academia de Letras e Literatura de Cordel de Juazeiro do Norte – CE. 
A primeira publicação que teve como tema: “Poetas X Violência” foi iniciado no ano de 2019 e só veio a ser concluir, devido a pandemia, em 2020. Já a segunda com o tema: “Os amigos que perdemos durante a pandemia”, foi um projeto desenvolvido exclusivamente em 2021.

 

O surgimento 
Segundo o professor Alexandre, o projeto teve início a partir de sua vivência, além de conhecer admirar a poesia de cordel, além de sua aproximação com um poeta da região: “Conheci Sandoval Ferreira poeta cordelista da cidade de Iatí-PE, atualmente morando em Garanhuns-PE e, através dele conheci o Poeta Francisco de Assis da cidade de Juazeiro do Norte-CE, proprietário da Editora Prosa e Verso, Presidente da Academia de Letras e Literatura de Cordel, as conversas com eles estimularam algumas ideias que tinha de trabalhar a literatura de cordel em sala de aula”, pontuou Alexandre.

 

Os convites
Além da satisfação em ver os seus alunos e alunas participarem das publicações, no último dia 18 de dezembro, o professor recebeu o convite de Francisco de Assis (poeta) para participar e torna-se membro da Academia de Letras e Literatura de Cordel de Juazeiro do Norte – CE, ocupando assim a cadeira número 03, que teve como patrono José Costa Leite (Paraibano) e como padrinho Sandoval Ferreira. Um dos participantes do projeto, Joalison Vieira, começou a integrar a mesma Academia, tendo como patrono João Paraibano e padrinho o Poeta Aparecido Silva. 

O IGS Web parabeniza o professor Alexandre e todos os/as estudantes que participaram e empenharam-se nesse projeto. São iniciativas assim que nos ascende a esperança.

Página:

https://igsweb.com.br/noticia/educacao/2022/01/05/alunos-de-guas-belas-sao-destaque-em-antologia-poetica-de-juazeiro-do-norte-ce/785.html