IGS Web - O blog de Águas Belas - PE, a voz da resistência jovem!

Opinião

42 anos da Carta Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Belas

Conheça um breve histórico com as figuras e principais momentos dessa instituição que marcou época no município

Há 42 anos o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR de Águas Belas recebia sua Carta Sindical, documento que legalizava a atividade sindical, reconhecendo a instituição pelo Ministério do Trabalho. No entanto, olhar para a história do movimento sindical dos trabalhadores rurais vai muito além, e é preciso retornar ainda mais no tempo para conhecer melhor o surgimento.

Ainda pelos idos do início da década de 1960, chegou no município os ares das famosas Ligas Camponesas, lideradas no estado por Francisco Julião. Em Águas Belas teve um movimento análogo tendo como representantes dois personagens em destaque: “Caboquinho” e “Zé Bacurau”, figuras que não conseguimos ter acesso aos nomes reais, apenas os vulgos segundo relatos de pessoas da época. Após o Golpe civil-militar de 1964 e seus desdobramentos, essas ideias são silenciadas, com ameaças aos membros citados que inclusive, o segundo é forçado a sair da região.

O STR surge mesmo como organização a partir dos primeiros anos de 1970, com outra configuração, tendo como participantes: Chico Praxedes (Francisco Praxedes de Melo), Zé de Zaca (José Pereira de Matos), Joaquim Bezerra de Sá, Abelardo Caroba, e contado com o apoio e fomento do padre Oriel Ramos Wanderley, pároco local. Marcado por buscar prestar serviços de cunho mais assistencial, o Sindicato permanece com um formato de direção composto por Presidente, Secretário e Tesoureiro.

 

Documento que reconhece a instituição pelo Ministério do Trabalho a época

Imagem: Arquivo do STR

 

Em 1994, tem início um terceiro momento, modificando a diretoria, saindo do formato antigo, sendo um dos primeiros sindicatos de Pernambuco a modificar o estilo de direção, passando a formar a diretoria por secretarias. Teve como presidente a época José Luciano da Silva, com a participação no movimento de outras figuras que iriam marcar a vida sindical e política do município e do estado, como: Doriel Barros, hoje deputado estadual, Luiz Aroldo, atual prefeito do município e ex-superintendente do Incra – PE, Nitalmo Leite, atualmente presidente da Coopanema e ex-vereador, Genivaldo Menezes Delgado, ex-vereador e ex-prefeito de Águas Belas.

 

Atividade promovida pelo STR na década de 1990

Imagem: Arquivo do STR

 

Neste período até os dias atuais, destaca-se a mudança de pauta, agora o STR engloba a luta pela reforma agrária, maior acesso à aposentadoria, educação no campo, acesso a crédito, habitação rural, e prestação de serviço como assistência técnica aos pequenos produtores. Além de uma atuação no campo político muito forte.

Atualmente o Sindicato continua atuando nestes campos, tendo como destaque a paridade em sua diretoria executiva, composta por Tavares Leite (presidente), Viviane Emanoela (diretora de Finanças), Genycelia Farias (diretoria de Organização e Formação), Elias Tenório (diretor de Políticas Agrícola, Agrária e Meio Ambiente).

 

Arte feita por Bárbara Santos em homenagem aos 42 anos do Sindicato de Águas Belas 

Imagem: Bárbara Santos / Designer Gráfica

 

Destaque no Fórum Internacional de Meio Ambiente em 2014

A luta pela sindicalização dos trabalhadores Rurais de Águas Bela também foi destaque no Fórum internacional do Meio Ambiente – Conferência da Terra em 2014, realizada na Universidade Federal da Paraíba campus João Pessoa. Em um trabalho de autoria de Ildebrando Gutemberg, na época estudante do polo do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE EaD de Águas Belas, e do mestrando Jailson Jorge, onde o tema foi objeto de pesquisa da dupla que publicou no evento um resumo histórico com análise geográfica sobre esse movimento.

 

Publicação foi destaque no Fórum Internacional do Meio Ambiente em 2014

Imagem: Divulgação

 

Atividade promovida pelo STR em 2017 contra a Reforma da Previdência promovida à época pelo governo Temer

Imagem: Arquivos do IGS Web

Página:

https://igsweb.com.br/noticia/opiniao/2021/06/25/42-anos-da-carta-sindical-do-sindicato-dos-trabalhadores-rurais-de-guas-belas/641.html