Educação

Professoras águas-belenses da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) lançam livro

Publicado dia 08/07/2021 às 17h06min | Atualizado dia 18/07/2021 às 16h29min
Mais uma importante produção acadêmica destas pesquisadoras, Livro está disponível gratuitamente

Além dos limites do território do município, que por si só já possui grande riqueza nas mais diferentes áreas e a produção intelectual é uma dessas, Águas Belas possui muitos filhos e filhas ilustres no meio acadêmico. Entre estas, temos duas professoras da Universidade Federal de Alagoas – UFAL: Januacele da Costa e Fábia Fulni-ô, que além do renome na atuação da área de linguística, com muitos trabalhos publicados (e que já destacamos aqui em matérias anteriores), recentemente laçaram mais um livro.

Segundo a professora Fábia Fulni-ô: “O Livro ‘Estudos em Fonética e Fonologia’ foi organizado pelos professores Januacele da Costa e Miguel Oliveira Jr. Publicado no site da Editora Blucher, trata-se de uma coletânea de textos científicos que se situam dentro da grande área da Linguística. Tive o prazer de escrever o Capítulo 13 com a minha orientadora, profa. Januacele da Costa”.

 

Tenha acesso ao livro acessando este link ou clicando na imagem abaixo:

Imagem: Divulgação

 

Conheça um pouco sobre essas duas pesquisadoras:

 

Januacele da Costa

Possui Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco/UPE (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1994), Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1999) e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Livre de Amsterdam/VU (2004). Professora e pesquisadora da UFAL orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Gadruação em Letras e Linguística - PPGL, na área de linguística, dedicou -se ao estudo de línguas indígenas brasileiras, especialmente o Yaathe. É especialista em fonologia.

 

 

 

Fábia Fulni-ô

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/UFAL (2011) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/UFAL, sendo a primeira índia Fulni-ô a conseguir o título. Tem experiência na área de Linguística, trabalhando com a descrição, análise e documentação de línguas indígenas brasileiras, especificamente o Yaathe (Fulni-ô), que é a língua da etnia à qual pertence. Atualmente é professora Adjunto I da UFAL - Campus do Sertão. No campo da Linguística, seu interesse principal é pelos estudos em Fonologia e em Morfologia, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos na sistematização de uma escrita para o Yaathe, que poderá ser usada no ensino da língua nas escolas da aldeia.

 

 

Imagem: Divulgação

Fonte: Ildebrando Gutemberg / Redação - IGS Web