Notí­cias

Jovem ator de Águas Belas é protagonista em filme que pode vencer festival nacional de cinema

Publicado dia 30/07/2021 às 23h27min | Atualizado dia 07/08/2021 às 16h17min
O curta “Azul”, traz a temática autista em seu conteúdo e é uma das grandes promessas do Festival.

Mais uma vez os talentos águas-belenses brilham em outros solos. Ou melhor: desta vez no Brasil! Esta semana, mesmo em meio a um cenário tão complexo, a arte nos traz uma ótima notícia: George Andradi, ator filho de Águas Belas é protagonista do Filme “Azul”, um curta metragem que concorre no II Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj On-line (FestCurtas da Fundaj).

O Festival é um dos mais importantes em sua categoria atualmente, haja visto que em sua primeira edição teve mais de mais de 500 filmes inscritos, dos quais 44 foram exibidos, chegando a mais de 105 mil acessos. Nesta edição, o número de inscrições foi de 352 curtas e os selecionados representam 14 estados do país.

“Pernambuco conta com quatro filmes este ano. Azul, de Tauana Uchôa, retrata com sutileza a interação e amizade com pessoas do espectro autista. Já o medo de uma ameaça invisível causado nas pessoas isoladas em casa é bem representado no curta Ar, de Marcelo e William Oliveira. A lista de títulos pernambucanos fecha com os documentários Açúcar, sobre cortadores de cana em engenhos de Ipojuca, e Yaõkwa, Imagem e Memória, um registro feito ao longo de 15 anos de um importante ritual para os índios Enawenê Nawê”, destacou o Diário de Pernambuco.

A programação acontece desde a última quarta-feira (28) se encerra neste domingo (01), período no qual ficam disponíveis os filmes para acesso gratuito no site do Festival (www.festcurtasfundaj.com.br).

 

George é o ator principal de do curta que pode ser o vencedor do Festival. Click na imagem abaixo para assistir e votar, ajudando assim a eleger como melhor filme:

Imagem: Divulgação

 

Sobre o ator

George Victor Xavier de Andrade, tem 28 anos, filho dos comerciantes Cícera e Jorge, também é neto da saudosa e conhecidíssima Dona Carminha da Igreja, o ator iniciou seus passos interpretando uma peça no Colégio Municipal Gerson de Albuquerque Maranhão, através de um convite quando ainda era criança. Outras experiências do ator ainda nesse período foram na infância e Adolescência Missionária – IAM na Paróquia de nossa Senhora da Conceição e no instituto Educacional Santa Cecília, onde estudou. A partir de 2013, quando foi morar no Recife para cursar Odontologia, decidiu fazer em paralelo o primeiro curso de teatro no Sesc Piedade. Em 2014 fez sua primeira campanha publicitária. O filme “Azul” é sua obra de maior repercussão no momento.

 

Movimento sobre o Autismo em Águas Belas

Por coincidência a temática do Autismo é algo que tem movimentado a sociedade local. Em abril, (Dia 02 mais precisamente) é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e durante todo o mês neste ano, mães e professoras ligadas a pessoas autistas realizaram uma série de ações no município voltadas para a conscientização do autismo. Em Águas Belas, cerca de 20 famílias são atendidas de forma oficial com casos notificados de Autismo, mas segundo essas mães e professoras o número pode ser bem maior. Sendo a maioria das famílias de origem humilde.  

Fonte: Ildebrando Gutemberg/Redação - IGS Web