Notí­cias

Chuvas: Águas Belas vive situação de emergência: comunidades sem acesso e energia

Publicado dia 07/07/2022 às 03h07min | Atualizado dia 08/07/2022 às 17h29min
Dificuldades diversas tem sido enfrentadas por comunidades rurais e até mesmo no espaço urbano, veja a matéria especial do IGS Web

O município de Águas Belas passa por uma situação complexa devido a continuidade das chuvas, muitos são os relatos de comunidades do espaço rural que tem mostrado grandes dificuldades ou até de impossibilidade de acesso.

Publicamos um vídeo nesta última terça-feira (05) de uma dessas comunidades: Serrinha, local que fica a caminho de outra comunidade conhecida, o Quilombo, lá aconteceu o deslizamento de blocos rochosos e diversas fendas de erosão promovidas pela água, isolando este espaço para o fluxo de pessoas. Na última sexta-feira (01), populares enviaram imagens para a redação do IGS Web do riacho Ribeira que apresentava grande correnteza, nesta localidade, pessoas que vieram para a feira não puderam retornar a suas casas, e tiveram que esperar até a manhã do domingo (03) para passarem aquele curso d’água. Publicamos um vídeo da Ribeira no canal do YouTube.

Estes são apenas alguns dos inúmeros relatos do espaço rural que nos chega diariamente. Mas como também já foi publicado no canal do IGS Web, a cidade vem enfrentando problemas, onde parte do centro ficou alagado por conta da Ribeira que corta a sede do município ao meio, no entanto, até o momento com baixo número de vítimas, sendo constatado até agora no espaço urbano apenas 02 famílias desabrigadas na Vila São Pedro onde visitamos no último sábado (02).

 

Veja a matéria publicada neste sábado sobre o alagamento no centro da cidade clicando na imagem abaixo

Imagens: Divulgação

 

No quesito estrutura urbana, algumas vias tem sofrido bastante, principalmente aquelas sem calçamento, onde entre os bairros Ipanema e Comunaty é possível ver ruas praticamente intransitáveis, sendo possível o percurso a pé ou de motocicletas com relativa dificuldade.

 

Soma-se a isso o relato de barragens que estouraram, outras que estão passando por análises e sendo acompanhadas, como também o monitoramento do rio Ipanema. O fornecimento de energia também está comprometido em algumas localidades. O fato é que o município vem sofrendo muitas dificuldades, e apesar dos esforços da prefeitura em tentar viabilizar pelo menos o trânsito em algumas comunidades rurais, a situação ainda é muito complexa. Por tudo isso, estima-se que a continuar assim o Governo Municipal decrete estado de emergência em breve.

Imagens da Vila São Pedro

 

 

Rua no Bairro Ipanema

 

Pessoas passando na Ribeira na Comunidade Meninos de Fora

 

Estrada na comunidade Riachão

 

Máquinas da Prefeitura trabalhando no reestabelecimento do trânsito em uma comunidade que ficou isolada

Fonte: Ildebrando Gutemberg - Redação IGS Web