Saúde

Vacina contra o vírus HIV entra em fase de testes no Brasil

Publicado dia 30/06/2021 às 16h45min | Atualizado dia 03/07/2021 às 13h21min
País está entre os oito que realizam estudos para a criação de um imunizante contra o vírus

O Brasil é um dos oito países que realizam o estudo para a criação de uma vacina contra o vírus HIV. "Mosaico" é o nome do imunizante, desenvolvido pela Janssen.

Depois de 30 anos, os cientistas avançam na produção de uma vacina para a epidemia de HIV que já matou 33 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O médico infectologista Bernardo Porto Maia é coordenador da equipe médica do estudo Mosaico do Hospital Emílio Ribas, que inicia a testagem da vacina contra o HIV no Brasil

"Vamos expor a pessoa que receberá esse imunizante para estimular o sistema imunológico a criar uma resposta específica, não só contra o vetor viral, mas principalmente contra o alvo, que é o HIV e seus diversos subtipos", explica. 

Em São Paulo, o instituto é um dos três centros de pesquisa que conduzem o estudo.

Com o objetivo de estimular o cadastramento de voluntários para a fase de testes, há uma campanha nas estações de metrô da capital paulista e o público alvo inclui homens cis, que se identificam com o sexo biológico com o qual nasceram, que se relacionam com outros homens e mulheres e homens transexuais, sexualmente ativos. É preciso ter entre 18 e 60 anos e HIV negativo.

Veja a matéria completa no Jornal da Tarde desta terça-feira (29):

Imagem: Jornalismo TV Cultura/YouTube

 

Fonte: Uol Cultura