Saúde

Nenhum município pernambucano aplicou doses vencidas de vacina, afirma Amupe

Publicado dia 06/07/2021 às 14h46min | Atualizado dia 08/07/2021 às 21h03min
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) destacou, nesta segunda-feira (05), por meio de nota, que nenhum município pernambucano aplicou doses de imunizantes contra a covid-19 fora da data de validade. Leia:

Confira a nota:

"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vem a público informar que nenhum município pernambucano aplicou vacina contra a covid-19 com a validade expirada, assim como havia noticiado alguns órgãos de imprensa. Todas as doses dos lotes distribuídos pelo Ministério da Saúde, do imunizante AstraZeneca, foram aplicadas antes da data limite de validade, 14/04/2021.

A Amupe lamenta a falta de checagem dos dados que, em primeiro momento, colocaram em cheque o comprometimento dos prefeitos e prefeitas pernambucanos, que desde o início da vacinação contra a covid-19, têm se esforçado diariamente para imunizar a população pernambucana com maior responsabilidade e celeridade possível. O que ocorre é que os municípios têm encontrado problemas no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização (PNI) para preencher informações acerca do procedimento vacinal. 

Por fim, Pernambuco é referência no Brasil em imunização e os gestores e gestoras municipais não medirão esforços para que essa referência seja consolidada sempre mais".

Fonte: Portal Folha de Pernambuco